A partir da próxima semana, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a contar com um Super Centro para Diagnóstico do Câncer, que começará a funcionar na capital paulista. O objetivo da unidade é reduzir o tempo de espera pelo resultado médico de 25 para apenas 5 dias, acelerando o início do tratamento para pacientes com suspeita da doença.
Com capacidade para emitir até mil laudos por dia — o que representa cerca de 400 mil por ano —, o Super Centro integrará uma rede nacional de telemedicina, utilizando tecnologias avançadas como telepatologia e telelaudos. Essa estrutura permitirá a realização de mais da metade dos exames necessários para o diagnóstico de câncer no país, que registra cerca de 705 mil novos casos anualmente.
O investimento federal na nova unidade é de R$ 126 milhões. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e o Hospital A.C. Camargo, referências no combate e tratamento do câncer no Brasil.
Com essa estratégia, o governo federal busca agilizar o atendimento oncológico do SUS, diminuindo a fila de espera e melhorando o acesso a diagnósticos rápidos e precisos para a população.
Com informações de Agência Brasil