27 de junho de 2026

Mais de 22 mil pessoas privadas de liberdade se inscrevem no Enem PPL em São Paulo

Mais de 22 mil pessoas privadas de liberdade se inscrevem no Enem PPL em São Paulo

Facebook
WhatsApp
X
Threads

Participação cresce pelo terceiro ano consecutivo; provas serão aplicadas em 16 e 17 de dezembro

O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) em São Paulo chegou a 22.290 em 2025, um aumento de 1,49% em relação ao ano passado. Comparado a 2023, quando foram registrados 21.721 participantes, o crescimento é de 2,61%.

Na Coordenadoria de Execução Penal da Região Oeste (CEPROESTE), o total de inscritos no Enem em 2025 aumentou 8%. Passou de 4.137 em 2024, para 4.475 neste ano.

Esse avanço contínuo reflete o trabalho dos servidores da Polícia Penal do Estado de São Paulo, que atuam na área de Educação nos estabelecimentos prisionais, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, responsável por oferecer ensino fundamental e médio nas Unidades Prisionais por meio de convênio. Atualmente, cerca de 10,2% da população prisional paulista está inscrita no exame.

Porta de entrada para o ensino superior – O Enem PPL é uma oportunidade para reeducandos que concluíram o ensino médio acessarem o ensino superior por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies. A prova, organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem o mesmo grau de dificuldade do Enem regular, incluindo a redação. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro das Unidades Prisionais.

Além de abrir portas para a universidade, a avaliação contribui para a análise da qualidade da educação no sistema prisional e reforça a importância da inclusão social por meio do estudo.

A educação é um dos pilares para a reintegração social, e o aumento do Enem PPL reafirma esse compromisso em São Paulo.

Assessoria de Comunicação