Um jovem de 19 anos morreu após se afogar na manhã deste domingo (08) na Ilha do Jurerê, no município de Rosana, no extremo oeste paulista. A vítima foi identificada como Danilo Leite Teles, natural de Dourados (MS) e morador de Douradina.
Segundo informações apuradas pelo PN, duas pessoas se afogaram no local e foram retiradas da água em estado gravíssimo. O primeiro resgate foi feito por um barqueiro que passava pela região, que percebeu a situação de risco e conseguiu retirar as vítimas do rio.
Na sequência, o Corpo de Bombeiros Militar de Rosana foi acionado e deu continuidade ao atendimento de emergência. Um dos bombeiros acompanhou uma das vítimas durante o transporte até a unidade hospitalar, auxiliando nos procedimentos de primeiros socorros.
Apesar dos esforços das equipes envolvidas no resgate, Danilo não resistiu e teve o óbito confirmado. A outra vítima apresentou melhora no quadro clínico e, conforme apuração do Pontal News, recebeu alta ainda na noite de domingo.
Relatos preliminares indicam que os jovens chegaram a Rosana em ao menos três ônibus de excursão. O grupo estaria em um trecho inicialmente raso do rio, mas ao avançar alguns metros acabou entrando em uma área mais profunda do Rio Paraná, o que teria provocado o afogamento.
O corpo de Danilo Leite Teles foi removido pela funerária Providence e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Presidente Venceslau (SP), onde passaria por exame necroscópico.
Em nota oficial, a Prefeitura de Rosana informou que a área do Jurerê Nacional é de domínio da União e não integra a administração direta do município. O comunicado destaca que já foi protocolada uma solicitação formal para liberação da atuação fixa do Corpo de Bombeiros Militar no local, mas que, até o momento, não houve autorização para a permanência de uma equipe permanente.
Ainda segundo a administração municipal, mesmo com essa limitação, os bombeiros realizam ações periódicas de monitoramento e orientação, dentro do que é permitido.
Fonte: Pontal News