Forças policiais de Mato Grosso do Sul e São Paulo deflagraram, na terça-feira (9), a Operação Costa Noroeste, voltada ao combate de um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas de fogo. A organização atuava nos dois estados e tinha sede em Três Lagoas (MS).
Nas primeiras horas da manhã, equipes da Polícia Civil cumpriram mandados de busca e apreensão em Três Lagoas (MS), Selvíria (MS), Ilha Solteira (SP) e Pereira Barreto (SP), em uma ação simultânea e integrada. O objetivo foi coletar provas que comprovem a participação de suspeitos no esquema criminoso.
A operação contou com a participação da SIG, DAM, 1ª e 2ª Delegacias de Polícia Civil de Três Lagoas, da Delegacia de Polícia Civil de Selvíria, do GARRAS de Campo Grande, das Delegacias de Pereira Barreto e Ilha Solteira, além de equipes da Força Tática e do Canil da Polícia Militar de Três Lagoas.
Segundo a Polícia Civil, a operação foi autorizada após investigações da SIG (Seção de Investigações Gerais) e do NRI (Núcleo Regional de Inteligência). Os mandados foram expedidos pela Vara do Juiz das Garantias, Tribunal do Júri e Execuções Penais da Comarca de Três Lagoas, com parecer favorável do Ministério Público.
Durante a ação, um homem foi preso em flagrante em Selvíria, suspeito de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. Em Ilha Solteira, dois mandados foram cumpridos, mas os alvos não foram localizados.
Foram ainda apreendidos diversos aparelhos celulares, que serão analisados pelo Núcleo Regional de Inteligência para aprofundar as investigações sobre o esquema de tráfico de drogas e comércio ilegal de armas na região de divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Fonte: Polícia Civil MS