26 de junho de 2026

Castilho conquista 1ª máquina de poda para impulsionar a produção regional de urucum

Castilho conquista 1ª máquina de poda para impulsionar a produção regional de urucum

Facebook
WhatsApp
X
Threads

CASTILHO – Uma conquista histórica promete transformar a rotina dos produtores de urucum em Castilho e consolidar o município como a grande referência regional na produção da matéria-prima do colorau. Em uma articulação estratégica voltada ao fortalecimento da agricultura familiar, foi anunciado o repasse de R$ 200 mil para a aquisição da primeira máquina de poda de urucum do município.

As informações e os bastidores desse marco foram divulgados com exclusividade pelo servidor público Acácio Cruz (que faz parte da pasta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Castilho e é divulgador das ações do governo do prefeito Paulo Boaventura), que acompanhou de perto a agenda e a comitiva de autoridades no município

O PESO DA CONQUISTA: R$ 200 Mil para a Agricultura Familiar

A mecanização da poda chega em um momento crucial. O investimento reflete o compromisso direto dos autores desta grande conquista para o homem do campo: o vereador Allan Marcelino (Andradina), o Tenente Nilton (chefe de gabinete) e o Deputado Estadual Major Mecca, que destinaram o recurso ao município.

Em reunião produtiva no Paço Municipal, as autoridades oficializaram o investimento junto à liderança executiva e técnica da cidade. Estiveram presentes no ato:

    • Paulo Boaventura – Prefeito Municipal

    • João Gabriel Passarini de Oliveira – Vice-prefeito

    • Diogo Morais – Subsecretário de Agricultura e Pecuária

    • João Roberto Lameu – Secretário de Desenvolvimento Econômico

    • José Carlos Justi – Subsecretário de Desenvolvimento Econômico

“A chegada desse maquinário marcará a história da colheita em Castilho. O urucum é uma de nossas forças mais expressivas no campo, e dar esse suporte tecnológico ao pequeno produtor é garantir renda, eficiência e futuro para os agro”, destacou o vice-prefeito João Gabriel durante o anúncio.

ALÉM DA AGRICULTURA: Foco no Turismo e Desenvolvimento Regional

Após o alinhamento na Prefeitura, a agenda liderada pelo Vereador Allan Marcelino e pelo Tenente Nilton estendeu-se para o planejamento macroeconômico do município. A comitiva visitou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, onde debateram novas metas de investimento para expandir o potencial turístico local.

Para encerrar a visita técnica com chave de ouro, as autoridades conheceram pontos turísticos icônicos de Castilho, incluindo a tradicional Pousada do Gino, localizada no emblemático bairro ribeirinho Porto Independência — reforçando que o crescimento da cidade caminha lado a lado entre a força do campo e as riquezas naturais do turismo.

(Marco Apolinário/JPN, com informações e fotos de Acácio Cruz)