Foi realizado na última terça-feira (01/07), na Câmara Municipal de Murutinga do Sul, a 9° Conferencia de Saúde: “SAÚDE PARA TODOS: QUALIDADE, INOVAÇÃO E HUMANIZAÇÃO NO CUIDADO”
Com a participação de todos os setores da saúde, autoridades do município como o vice prefeito Adeildo de Oliveira, vereadores, representantes civis da comunidade, a Conferencia teve uma manhã muito produtiva.
A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático de construção de políticas de saúde onde se reúne um grupo de pessoas para discutir sobre o sistema de saúde do município, envolvendo o governo, os profissionais de saúde, os prestadores e os cidadãos usuários desse sistema.
São de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, por meio da conferência é possível fazer diagnóstico da situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. Prevista na Lei nº 8.142 de 1990, a conferência acontece a cada quatro anos, no início de mais um ciclo de gestão.
Os resultados serão as propostas eleitas pelos delegados, por meio de votação aberta e expressará as necessidades de saúde da população e servirá como base para a construção do Plano Municipal de Saúde dos anos de 2026 a 2029.
O Tema da IX Conferência Municipal é: “Qualidade, Inovação e Humanização no cuidado”
E terá como Eixos Temáticos:
I – Saúde Digital- a tecnologia a serviço dos usuários
II- Atenção Básica – fortalecendo a porta de entrada no sistema
III – Saúde Mental e neurodiversidade – Construindo uma saúde inclusiva
A Secretaria Municipal de Saúde Luzinete Otoboni trouxe dados da saúde no primeiro Quadrimestre. Os números mostram que o setor foi bastante ativo e atuante, mas mostra preocupação na questão de cobertura vacinal e também o grande número de faltosos em consultas pré agendados na Unidade Básica de Saúde como também alto número de pessoas que não comparecem nos exames agendado no AME – Ambulatório Médico de Especialidades, em Andradina.
“A ausência (Falta) desses pacientes nos exames agendado pelo AME trazem um fator complicador para nós aqui em nosso município, pois devido a essas “faltas” o AME diminui a nossa cota de exames! Os pacientes precisam entender a importância de comparecer nas consultas agendas e nos exames da Rede de Saúde pois elas prejudicam as pessoas que vão precisar também desse atendimento” declarou a Secretaria.
A conferencia foi considerada um grande sucesso por todos os presentes, pois além de envolver a municipalidade e seus diversos setores, apresentou boas sugestões para o Setor de Saúde como a compra de gerador de energia para a UBS visto que em caso de falta de energia o setor de vacina é o principal prejudicado com perda de material dentre outras boas sugestões.
”As propostas serão encaminhadas ao prefeito Cristiano e este com certeza não medirá esforços a busca de recursos para essas sugestões se tornem realidades para a Saúde de Murutinga” disse o Presidente da Casa Legislativa Vanderlei Ferreira.
A Conferencia também teve momentos de diversão e risos com a apresentação do Mestre de cerimonias Claudio com a dança da nega maluca.
Assessoria de Comunicação





